top of page
Âncora 1

​

Não é de hoje que as pessoas têm buscado uma maior qualidade de vida na alimentação. E, para não deixar de vez o consumo do sal, muitos têm trocado o mais comum deles, o refinado, pelo sal marinho, que passa por um processo diferente de refinamento conservado os principais nutrientes. Pensando nisso, o Restaurante Caco, nas versões Self Service e Caco Mais Saúde, tem usado apenas o sal marinho na composição dos seus pratos. E tem dado resultado: a aprovação dos clientes. 

​

Como o próprio nome já diz, o sal marinho é extraído de forma natural, por meio da evaporação da água do mar represada em tanques, provocada pelo calor do sol ou pelo vento. É um ingrediente que contém mais nutrientes que outros tipos de sal, tal qual o refinado, que perde muito durante o processo. Além de ser considerado mais saboroso. Cloreto de sódio, cálcio, potássio, magnésio e enxofre são alguns dos principais minerais encontrados no sal marinho, que tem um grão irregular, justamente o que provoca certa explosão de sabores. 

​

“No dia a dia atendendo aos clientes, notamos uma preocupação cada vez maior com a saúde, portanto resolvemos substituir o sal normal, que é refinado, pelo sal marinho. É praticamente a mesma coisa, mas o sal marinho não passa pelo refinamento. E, por causa disso, conserva todos os sais minerais”, explica Maria Piacenti, supervisora geral do Restaurante Caco Self Service. Os clientes, claro, aprovaram a mudança, realizada já há alguns anos e consolidada com a criação do Caco Mais Saúde, de refeições congeladas e balanceadas. 

​

​

Restaurantes Caco priorizam sal marinho

Com menos perda de nutrientes durante o refinamento, o sal marinho tempera com sabor e de forma mais saudável pratos com carnes vermelhas, aves, peixes, verduras e legumes, não apenas deixando-os mais nutritivos, mas também mais saborosos. “Pensando na saúde e no gosto dos clientes, resolvemos usar em todos os pratos do restaurante, tanto no self service quanto no Caco Mais Saúde”, afirma Maria. Assim como todo tempero, entretanto, deve ser usado com moderação. Até porque a quantidade de sódio é um pouco mais alta que o do sal refinado.

​

O cardápio e outras informações do Restaurante Caco Self Service por der conferido pelas redes sociais: Restaurante Caco Self Service e Caco Mais Saúde (Facebook) e @restaurantecaco e @cacomaissaude (Instagram). “No Caco Mais Saúde, além da preocupação com o tempero todo natural, evitando ao máximo o que for industrializado, também seguimos à risca as medidas das calorias da proteína e do carboidrato, para que nossos clientes estejam sempre satisfeitos”, destaca Bruno Piacenti, supervisor geral do Restaurante Caco. 

Âncora 2

Caco Mais Saúde oferece Caldos Fitness

As temperaturas caíram e o inverno se aproxima. Tempo ideal para saborear comidas típicas dessa época do ano, mas ao mesmo tempo saudáveis. O Restaurante Caco, na versão Mais Saúde, acrescentou ao delivery de comidas congeladas e balanceadas algumas opções fitness de caldos. Entre eles, sabores tradicionais como mandioca com patinho e mandioquinha salsa com frango, mas também cabotiá com patinho e frango com batata doce. 

​

“Com o friozinho, as pessoas procuram uma comida mais quente. E, para não perder a dieta, resolvemos criar sabores de caldos que estejam dentro da nossa proposta, de oferecer uma comida balanceada”, explica Bruno Piacenti, idealizador do Caco Mais Saúde. “É uma opção congelada para quem não tem tempo de ficar preparando em casa. Bastam cinco minutos no micro-ondas e já está tudo pronto.” 

​

​

Os caldos, normalmente, são mais calóricos que a comida normal, do dia a dia. É por isso que, afinal, a gente diz que costuma comer mais no inverno. Entretanto, os caldos oferecidos pelo Caco Mais Saúde têm acompanhamento nutricional, ideal para quem precisa manter uma dieta. “Os caldos não contêm conservantes e são feitos todos com produtos frescos e naturais. Não tem nenhum produto industrializado”, afirma Camila Marioto, da Nutrestar, uma das nutricionistas responsáveis pela elaboração do cardápio. 

​

De acordo com Camila, o caldo oferecido pelo Caco Mais Saúde se torna mais saudável porque, além dos ingredientes frescos e naturais, tem na composição o balanceamento entre o carboidrato e a proteína. “É um caldo diferente, que não se encontra em qualquer lugar”, ressalta. As opções dos caldos no delivery do Caco Mais Saúde estarão disponíveis até quando o frio passar. 

Âncora 3

Empreendedorismo é característica dos Restaurantes Caco - Self Service e Caco Mais Saúde 

​

Vinte anos atrás, havia poucas referências no ramo de restaurantes self service em Londrina. Não existia ainda, com tanta frequência, o costume de fazer refeições por quilo fora de casa. Pensando em abrir o próprio negócio e com vontade de empreender, o então inexperiente Adelair Piacenti Junior resolveu, junto com o irmão Caco Piacenti, recém-formado em arquitetura, montar o Restaurante Caco, hoje referência no setor. Duas décadas depois, é o filho de Adelair, Bruno Piacenti, quem empreende: antenado às tendências, ele abriu há quase um ano o Caco Mais Saúde, delivery de refeições congeladas e balanceadas. 

​

“Sempre trabalhei como empregado e queria ter algo próprio. Meu irmão tinha se formado em arquitetura e foi para Las Vegas trabalhar. Quando ele voltou, disse que precisávamos fazer alguma coisa”, lembra Junior. Observando o mercado, perceberam que estava começando a se firmar no ramo da alimentação os restaurantes self service. !Foi quando decidimos montar o Restaurante Caco, sem experiência nenhuma.” 

​

Junior sempre trabalhou em setores administrativos e financeiros das empresas pelas quais passou. Mesmo assim, levou muito prejuízo antes de começar, de fato, a entender do negócio. “Ninguém sabia cozinhar. No almoço, sobrava comida. Aí fomos aprendendo a dosagem. Tivemos que aprender a trabalhar sem sobras”, conta. Nessa época, ele tinha 31 anos. O filho, Bruno, tinha apenas 3 e mal sabia que duas décadas depois era ele quem faria o mesmo caminho do pai. 

Refeições balanceadas


Antenado, Bruno Piacenti percebeu que muitos clientes estavam procurando alternativas mais saudáveis. Reflexo da mudança de gerações, agora mais fitness. As pessoas passaram a pedir pratos balanceados, principalmente aquelas que costuma frequentar academias. “Fiz uma pesquisa junto ao público alvo que já era cliente e identificamos essa necessidade”, conta Bruno, que já atuava no Restaurante Caco e resolveu empreender. “Aí montei o meu próprio restaurante de comida saudável, o Caco Mais Saúde.” 

​

Também frequentador de academias, Bruno experimentou muitas opções em Londrina de restaurantes que oferecem um serviço e comidas balanceadas. “Comecei a procurar opções dentro da minha dieta e não achei restaurante que servisse uma comida que me agradasse. Eu sentia falta de gosto na comida e, então, começamos a desenvolver a ideia do Caco Mais Saúde, uma opção que alia a gastronomia funcional, balanceada e com temperos naturais, caraterística do Restaurante Caco Self Service”, ressalta. 

Se, por um lado, Junior e Caco tiveram de aprender a lidar com o restaurante na prática, Bruno tinha, além da experiência, a teoria. Além de ter crescido no restaurante, ele é formado em Administração de Empresas e aplicou na empresa os conhecimentos que aprendeu no banco da faculdade.

Cardápio fitness inclui o pão de mel no Caco Mais Saúde

Âncora 4

No Caco Mais Saúde, versão fitness do Caco Self Service, não é apenas o cardápio de carboidratos e de proteínas que é balanceado. Além das massas, das carnes e dos caldos, os doces também são pensados e preparados para quem quer comer bem sem sair da dieta. E são dois tipos: a salada de frutas e o pão de mel, para quem não dispensa um chocolate depois do almoço. 

“Os doces fazem parte do dia a dia do brasileiro e, mesmo oferecendo um cardápio de comida balanceada, não podemos deixar de oferecer algum tipo de doce que atenda às necessidades das pessoas que não querem sair da dieta e podem comer sem culpa”, diz Bruno Piacenti, do Caco Mais Saúde.

Entre os ingredientes, estão farinha de aveia, mel, cacau em pó e chocolate 70% amargo. O pão de mel, entretanto, não tem recheio, o que o diferencia dos mais tradicionais. “Pensamos sempre na saúde e bem-estar dos clientes que optam pelo cardápio fitness. Claro que temos o pão de mel tradicional, com recheio, mas gostamos de dar essas duas opções.” 

Self Service

​

No Caco Self Service, entretanto, alguns doces não podem faltar: mousse de maracujá, mouse de limão com chocolate, mousse de bombom sonho de valsa, strogonoff de nozes e o famoso e tradicional pudim. “Nesse caso, todos são feitos com ingredientes tradicionais, para atender ao paladar dos clientes do self service”, justifica Bruno. 

A responsável pela preparação dos doces, sendo fitness ou não, é a cozinheira Ana Maria Marques, que está no grupo há 11 anos, acompanhando as mudanças e novidades do restaurante. “Ela trabalhava conosco nas massas e nos doces e passou a chefiar a cozinha do Mais Saúde”, explica Bruno. Essa também é uma característica do grupo: valorizar o trabalho de quem já conhece o estilo. “Isso mantém nosso DNA.”

bottom of page